Vídeo Marketing: conheça o marketing em forma de vídeos e filmes

Vídeo Marketing: conheça o marketing em forma de vídeos e filmes

Estamos presenciando um cenário em que os vídeos estão se tornando o centro da comunicação na web. Hoje, seja o que for que você procure, certamente encontrará um vídeo sobre o assunto. Essa é a era do vídeo marketing!

O vídeo marketing é o futuro. Quem trabalha com dados de desempenho de campanhas de marketing na web diariamente sabe que os dados relacionados a vídeos são nitidamente melhores que aqueles de outras formas de conteúdos. E provavelmente sempre será!

Então, acostume-se com essa nova forma de fazer marketing, pois os vídeos estão ganhando cada vez mais espaço, ultrapassando todas as fronteiras do marketing na web. Conheça tudo sobre vídeo marketing a seguir. Boa leitura!

O que é Vídeo Marketing?

Assistir a vídeos online já não é algo muito recente. O YouTube, por exemplo, maior plataforma de vídeos da internet, surgiu em 2005. No Brasil, porém, não faz muito tempo que o vídeo começou a dominar a web. Mas já se tornou um dos principais meios de comunicação, principalmente com a evolução da velocidade da internet nos últimos anos — e também pela facilidade dos dispositivos móveis.

Então, este é o momento certo para começar a fazer marketing por meio de vídeos!

Mas você sabe o que significa vídeo marketing? Se acha que significa fazer publicidade com vídeo, então saiba que ele vai muito além disso. Mesmo porque, marketing e publicidade são áreas distintas e muitas vezes confundidas pelas pessoas.

Vídeo marketing significa estudar, analisar e interagir com o mercado por meio do conteúdo audiovisual. E depois, obviamente, também realizar promoções publicitárias, reconhecimento, branding etc. É claro que, lidar com vídeo exige muito esforço e conhecimento técnico para funcionar de forma correta.

Portanto, o vídeo marketing, se feito profissionalmente, é uma técnica extremamente interessante para interagir com o mercado, especialmente online. De fato, os vídeos online permitem interagir com seus próprios clientes (atuais ou potenciais), estudar seus comportamentos, compreender seus desejos e se comunicar com eles.

Quais as vantagens do vídeo marketing?

O marketing em vídeo é uma estratégia de storytelling que ajuda você a promover seu negócio, fazê-lo crescer e faturar mais. Se você ainda não se convenceu a desenvolver um plano de vídeo marketing, confira a seguir, algumas razões para começar agora mesmo a implementar essa estratégia no seu negócio.

1. O vídeo aumenta as conversões e impulsiona as vendas

Partimos do princípio mais elementar: o que uma empresa deve fazer? Vender, claro. Seja um produto ou serviço, seja um negócio B2B ou B2C, toda empresa vende alguma coisa. Aqui, o vídeo é uma poderosa ferramenta comunicativa que pode suportar e melhorar o desempenho de vendas de qualquer empresa.

Estima-se que a adição de um vídeo de produto a uma landing page — uma página web a qual um visitante chega depois de clicar em um link ou publicidade — aumenta as conversões em até 80%. Isto é para qualquer produto ou categoria comercial: um vídeo sempre funciona. E as vendas? Cerca de 74% dos usuários que assistem a um vídeo explicando as funcionalidades de um produto depois o compram. Nada mal, hein?

2. O vídeo favorece o ROI (Return on Investiment)

Mais de três quartos das empresas reconhecem o fato que um vídeo permite obter um bom retorno sobre o investimento. Tratam-se, naturalmente, de vídeos profissionais, com storytelling bem desenvolvido, projetos de vídeo marketing feitos de acordo com diretrizes específicas. Não de vídeos improvisados.

3. O vídeo cria uma relação de confiança

Um vídeo significa mais confiança, mais conversões, mais vendas. Sabendo que um vídeo converte e aumenta em 65% os resultados de vendas, para uma empresa que vive dos produtos que vende, é um dado fundamental que confirma a eficácia de um vídeo. E isso é um fato.

Mas uma empresa não é apenas um mero número. Ela existe porque é capaz de criar uma relação de confiança e estabelecer relacionamentos com seus clientes, e isso também se faz por meio do vídeo marketing.

4. SEO com vídeo marketing: o Google ama vídeos

Um vídeo permite alongar o tempo médio de permanência do usuário em um site. E o que isso significa? Que você tem mais tempo em seu site para interagir com o usuário, conquistá-lo, apresentar-se, convencê-lo, emocioná-lo… e vender.

Aqui surge uma questão de forma espontânea: como trago usuários para o meu site? Eis outra oportunidade de usar vídeo marketing, por exemplo, por meio das mídias sociais, que conduza o visitante ao site. Além disso, a presença de um vídeo no seu site melhora em 43% a indexação dele nos motores de busca.

5. Tráfego crescente no mobile

Dados mostram que, entre 2012 e 2014, as visualizações de vídeos por meio de dispositivos móveis aumentaram em 400%. O próprio YouTube reporta que o tráfego de vídeos por mobile aumenta em 100% ano após ano. Esses números nos dizem simplesmente que o vídeo é um fenômeno que não se pode subestimar.

No aspecto psicológico, também o Google nos diz que aqueles que assistem a um vídeo em seu smartphone, sentem ter uma conexão com a marca que estão visualizando o conteúdo. Inclusive, essa conexão é muito mais forte do que aqueles que assistem TV ou usam um PC.

6. É possível explicar qualquer coisa em vídeo

Está prestes a lançar um produto ou serviço novo? Crie um vídeo para explicar como funciona, pois 98% dos usuários afirmam ter visto um vídeo para obter informações sobre um produto ou serviço que desejam adquirir.

O vídeo oferece uma oportunidade para ilustrar uma solução, explicar como funciona e apresentar os benefícios de qualquer coisa. É isso o que as empresas estão começando a entender: quase metade daquelas que usam vídeo marketing, dizem haver pelo menos um vídeo em seu website dedicado a explicar algo. Também, em 83% dos casos, essa tática se mostrou bastante eficaz.

7. O vídeo ajuda a atingir o público que não gosta de ler

É fácil assistir a um vídeo. Muito mais fácil do que ler um texto cheio enorme. Basta apertar o play e se sentir confortável. Ouvindo e assistindo a um conteúdo, absorvendo a mensagem composta de palavras e imagens. O vídeo torna-se uma mídia mais completa e estruturada que textos e fotografias.

Por exemplo, pense no funcionamento de um produto: nada melhor do que um vídeo que possa mostrá-lo em ação, não é mesmo?

8. O vídeo favorece o compartilhamento

Facebook com Lives, Instagram com Stories, Twitter com Periscope. E ainda o Youtube. Isso é o que as redes sociais oferecem — além do vídeo tradicional — para aqueles que usam essa mídia para suas campanhas de marketing.

Nas mídias sociais, os vídeos são vistos e compartilhados: 76% dos usuários disseram que estão dispostos a compartilhar um vídeo criado por uma marca, caso julguem interessante. Para desencadear essa reação, obviamente, o vídeo deve ser o portador de uma marca com carga emocional definida, bem pensada e, acima de tudo, funcional.

O marketing em vídeo veio para ficar. Já criou raízes e não mostra intenção de enfraquecer. Claro, o vídeo não substitui o texto escrito, nem a fotografia ou qualquer outra mídia. Aliás, nem é esse o objetivo dessa vertente.

O vídeo marketing é um meio único, tem vida própria e, tal como todas as demais mídias, funciona muito melhor quando integrada a elas numa rede interconectada. Uma boa estratégia de marketing, principalmente envolvendo storytelling, tora-se mais eficaz quando consegue integrar vídeo, texto, imagem e áudio de forma equilibrada.

Descubra mais sobre o mundo do storytelling e do marketing: acompanhe as publicações em nossa página do Facebook!

Sem comentários

Cancelar