Storytelling para negócios: quem poderá me ajudar?

Storytelling para negócios: quem poderá me ajudar?

O storytelling para negócios é um dos mais requisitados recursos de marketing digital atualmente. Ele consiste em, basicamente, criar e contar histórias com o objetivo final de qualquer empresa: vender. Parece simples, não? Mas o grande diferencial está na maneira como se cria a história e em seguida como narrá-las.

Com o domínio das técnicas e entendimento dos princípios, e sabendo como usá-los, o storytelling se torna uma poderosa ferramenta para atrair clientes e fazer com que eles criem empatia pela sua marca, resultando em identificação e consequentemente, vendas.

Para fazer storytelling de qualidade, é importante contratar profissionais que tenham expertise e autoridade nessa área. Conheça um pouco mais sobre o trabalho de empresas especializadas e saiba separar “o joio do trigo” evitando contratar quem diz que faz mas não sabe do que está falando. Continue a leitura e confira!

Saiba a importância do storytelling para negócios

De uma maneira simples, é possível dizer que o storytelling no mundo corporativo, é uma estratégia que visa contar uma história ao público-alvo com o objetivo de despertar o interesse na compra de algum produto, contratação de um serviço ou envolvimento em alguma ideia. 

Isso é feito com apoio de técnicas com alto poder de convencimento, trabalhando também a aproximação da marca com o possível consumidor. Você já deve ter ouvido falar em engajamento. Um termo que muitos usam mas poucos aprofundam no seu significado. Essa expressão está constantemente ligada ao marketing — e com razão.

Engajar significa estreitar laços com a audiência, fazendo com que ela se identifique com a marca e, consequentemente, consuma o que ela comercializa. E isso acontece por sentir confiança nos seus serviços, processo que vem da empatia e simpatia que a audiência sente durante a comunicação.  

Para conseguir isso, o storytelling busca tornar uma marca relevante no momento de decisão de compra e também fazer dela uma referência, para que sempre seja lembrada.

Ou seja, ao comprar um produto ou contratar um serviço, o consumidor decide sempre pela marca na qual confia que vai resolver suas necessidades, objetivos e desejos. 

Os modos de criar uma narrativa

Uma boa estratégia de storytelling usa técnicas específicas para a criação de narrativas que realmente despertem interesse no consumidor logo de início, prendendo sua atenção até o fim para que a mensagem seja transmitida por completo e com a emoção desejada.

Muito se diz que o “boca a boca” é a melhor publicidade para um negócio, não é verdade? Faz sentido! Tanto que, em muitas dessas narrativas, são usados depoimentos de consumidores que atestam a eficácia e a qualidade do produto ou serviço, resolvendo os problemas que eles tinham antes. Por identificação, o consumidor então conclui que “se com ele funcionou comigo também poderá funcionar.”

A curiosidade também é um fator importante no desenvolvimento do storytelling. Despertar a vontade de continuar lendo ou assistindo à história para saber o desenrolar é fundamental quando se cria uma campanha desse tipo. Aqui poderíamos chamar de “serialized storytelling”.

E como despertar essa curiosidade? Ao criar uma jornada, isso é possível, desde que se cumpram alguns requisitos. Essas etapas são fundamentais para o envolvimento emotivo do cliente com a narrativa. Muitos são os caminhos para criar um storytelling de alto impacto. Mas comecemos pelo básico, que passa pelos seguintes estágios:

  • contextualização no cotidiano;

  • exposição do problema comum ao consumidor;

  • resolução do problema utilizando o produto ou serviço da marca;

  • aplicação da solução de forma permanente no cotidiano.

É um roteiro simples de uma narrativa genérica, apenas sendo contextualizada e adaptada para o segmento de negócio da marca e a solução que ela oferece. E lembre-se de que cada um destes tópicos devem estar “costurados” para que seja considerada uma “trama”. 

O storytelling e o marketing digital

As narrativas de storytelling podem ser aplicadas de forma multimídia, por meio da produção de vídeos institucionais em formato de campanha, textos de blogs com relatos sobre o uso do serviço ou produto da marca, por meio de mailing (e-mail marketing) ou até mesmo apresentações elaboradas.

É importante frisar que todas essas técnicas dependem da “substância” de uma história, que é o conteúdo relevante a ser trabalhado. Ou seja, o storytelling pode ser considerado como essencial para que o marketing digital aconteça.

Entenda por que contratar empresas especializadas

A mão de obra especializada é tão importante quanto o próprio uso do storytelling. Contratar uma empresa focada nesse tipo de estratégia é a melhor maneira de contar com conteúdos realmente relevantes e que atinjam o público-alvo com eficácia.

Além da qualidade dos serviços, a contratação também garante uma série de outros benefícios, principalmente funcionais e estruturais. É importante conhecer esses fatores mais a fundo para ter a certeza da importância de deixar que uma empresa especializada cuide de ações de storytelling de sua marca.

A certeza de um conteúdo de qualidade

Quem mais pode produzir uma campanha de qualidade se não o profissional que tem expertise e conhecimento técnico de sobra? Contratar os serviços de uma agência ou empresa especializada garante um storytelling de primeira e com resultados altamente satisfatórios para a marca.

A possibilidade de focar outras atividades do marketing

O desenvolvimento de uma campanha de qualidade requer bastante tempo e esforço, especialmente se for algo como um vídeo institucional, em que as empresas acabam caindo em armadilhas de “clichés” corporativos que só desgastam a mensagem. Ter uma equipe interna para fazer isso pode acabar atrasando ou atrapalhando o andamento de outras demandas do marketing da empresa. Além de aumentar as chances de cair no “cliché”.

A confiança de que o melhor estará à disposição

Serão necessários recursos avançados e técnicas atuais de mercado, comprovadamente eficientes, para fazer com que o conteúdo do storytelling seja o melhor possível. Será que qualquer empresa consegue oferecer isso? É melhor deixar por conta de agências especializadas no serviço. Tecnologia, processos, métodos, equipamentos e repertório, são alguns dos motivos para utilizar uma empresa especializada. 

A segurança da relação custo/benefício

Qualquer investimento de marketing é bem-vindo para uma empresa que busca um posicionamento relevante no mercado de trabalho. O storytelling é uma estratégia atual e eficiente. Portanto, é importante pensar que o dinheiro gasto trará frutos para o fortalecimento da marca e que o resultado compensará os investimentos. Muitas vezes com 10% da verba do Marketing Tradicional, com storytelling online a empresa faz muito mais. 

A possibilidade de estreitar o relacionamento com o consumidor é importante, especialmente a longo prazo. O storytelling é um dos mais relevantes recursos dentro do marketing digital, sendo obrigatório para quem quer atingir o público de modo certeiro.

É importante lembrar que as empresas que prestam esses serviços são familiarizadas com as tendências do marketing atual, tendo grande capacidade de entender as demandas do consumidor, além de conhecer a melhor maneira de envolvê-los nas campanhas e despertar o desejo de consumo. Isso vale para B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer.

Gostou de saber como funciona o storytelling para negócios? Também ficou clara a importância de contratar empresas especializadas para as campanhas? A The Plot oferece este caminho para que você aproveite todo o potencial do storytelling! Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

 

Sem comentários

Cancelar